sexta-feira, 21 de maio de 2010

Relátorio da Experiência

passo a passo :


Colocamos em um recipiente com água duas bolinhas formadas por substâncias diferentes, uma de vidro e uma de metal.
Essas bolinhas foram submetidas a uma temperatura de 97,8ºC, que é a temperatura de ebulição da água.
Quando a água começa a ferver, ela transmite uma quantidade de calor específico para as bolinhas. Sabe-se que  o calor específico do vidro para ele esquentar é de 0,180 cal gºC e o do alumínio que é o material correto de produção da outra bolinha, é de 0,113.
Passando-se 5 minutos com as bolinhas em água fervente, elas foram retiradas e colocadas cada uma em um recipiente com água fria, depois de 2 minutos essas águas foram medidas a temperatura e a que estava mais quente era a água que estava com a bolinha de vidro. Exatamente pelo motivo dela estar mais quente ela esquentou a água mais rápido do que a outra.

Concluímos então que a bolinha de vidro esquentou mais rápido que o alumínio, e que a de alumínio esfriou mais rápido, por que ela não estava tão quente, a bolinha de vidro libera mais calor que a de alumínio.
Portanto o calor específico da bolinha de vidro é menor que o calor específico do alumínio!

Um comentário:

  1. Olá, pessoal. A descrição e a conclusão de vocês estão ótimas.

    Mas isso ainda não é um relatório de experiência.

    Quem lê um relatório precisa, ao final da leitura, ter respondidas as perguntas "o que é essa experiência?", "por que essa experiência?" e "como se fez essa experiência?". Vocês estão no caminho certo, mas precisam deixar mais claras essas respostas. É por isso que o relatório precisa ser dividido em partes: introdução/objetivo, descrição do experimento e conclusões.

    Mais um detalhe: a unidade de calorias é calorias por gramas por graus Celsius, ou cal/g °C. Vocês escreveram aí em cima cal g °C; percebem que a barra (/) faz grande diferença?

    Um abraço

    ResponderExcluir